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Sobre a Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores - Banco Central

A Gerência-Executiva de Relacionamento com Investidores - Gerin foi criada em abril de 1999, como parte do arcabouço do regime monetário de metas para a inflação. Seu objetivo é aperfeiçoar a comunicação entre o Banco Central do Brasil e o setor privado, com foco sobre os investidores domésticos e externos.



Atualmente, a Gerin administra um cadastro de 14.000 endereços eletrônicos e distribui os principais relatórios do Banco Central, em português e inglês, via e-mail. A Gerin também produz seus próprios relatórios, todos disponíveis em www.bcb.gov.br, incluindo:

* Relatório Focus-BC: relatórios com informações e análises sobre vários aspectos da economia brasileira e da política econômica;
* Focus-Relatório de Mercado: apresentação dos resultados da pesquisa de expectativas de mercado, um levantamento diário das previsões de cerca de 90 bancos e empresas não-financeiras para a economia brasileira, publicado toda segunda-feira;
* Séries Temporais das Expectativas de Mercado: planilhas atualizadas semanalmente, contendo os dados diários das expectativas de mercado para as principais variáveis da economia desde 2001;
* Top 5: classificação mensal das instituições com melhores previsões dentre aquelas participantes da pesquisa de mercado;
* Série "Perguntas mais Freqüentes": textos que explicam didaticamente os dados, a metodologia e os conceitos econômicos adotados no Brasil;
* Resenha Semanal de Mercado Aberto: relatórios semanais sobre os leilões de títulos públicos federais, o gerenciamento da dívida mobiliária e as operações de mercado aberto;
* Apresentações do Presidente e da Diretoria: gráficos em powerpoint que mostram a evolução da economia brasileira.

No Brasil, a sociedade e o conjunto da comunidade financeira podem contar, além da Gerin do Banco Central do Brasil, com a Gerência de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional. A Gerência de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional foi criada em 2001, integrando a Coordenação Geral de Planejamento Estratégico da Dívida Pública – COGEP. As principais funções da área de Relacionamento Institucional são desenvolver, manter e aperfeiçoar o contato com participantes dos mercados financeiros nacional e internacional, de forma a provê-los de transparência e de melhor nível de informação sobre a gestão da Dívida Pública Federal - DPF e a política de financiamento do Tesouro Nacional, assim como contribuir para a ampliação da base de investidores.

O Banco Central do Brasil e o Tesouro Nacional participam das atividades do Brazil: Excellence in Securities Transactions (BEST Brazil). A iniciativa do BEST Brazil tem como objetivo fornecer informações sobre o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, oportunidades de investimentos e um canal de comunicação mais próximo com os representantes mais proeminentes do mercado de capitais brasileiro. Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, essa iniciativa também envolve outras agências oficiais, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), reforçando a solidez do arcabouço regulatório e a organização do sistema financeiro brasileiro. As principais atividades do BEST Brazil consistem em roadshows, encontros e outros projetos realizados nos principais centros financeiros do mundo. Mais informações sobre o BEST Brazil estão disponíveis em www.bestbrazil.org.br (em inglês).