Páginas

Definição Para Economia!

Negociações no pregão presencial da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Decisões financeiras podem ser uma das muitas decisões econômicas que as pessoas fazem.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar)."
Uma definição que captura muito da ciência econômica moderna é a de Lionel Robbins em um ensaio de 1932: "a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos." Escassez significa que os recursos disponíveis são insuficientes para satisfazer todas as necessidades e desejos. Estando ausentes a escassez dos recursos e a possibilidade de fazer usos alternativos desses recursos, não haverá problema econômico. A disciplina assim definida envolve portanto o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.
As áreas da ciência econômica podem ser divididas e classificadas de várias formas e em vários tipos, inclusive:
microeconomia e macroeconomia
economia positiva ("o que é") e economia normativa ("o que deveria ser")
economia ortodoxa e economia heterodoxa
campos e categorias mais amplas dentro da economia.
Um dos usos da economia é explicar como as economias, como sistemas econômicos, funcionam e quais são as relações entre agentes econômicos na sociedade em geral. Métodos de análise econômica tem sido cada vez mais aplicados em campos de estudo que envolvem pessoas que tomam decisões em um contexto social, como crime, educação, a família, saúde, direito, política, religião, instituições sociais, e guerra.